Na última semana...



Principais novidades actualizadas semanalmente, aos Domingos.


- Processadores gráficos: AMD ultrapassa Nvidia
Nos últimos anos, a Nvidia tem liderado as vendas no mercado de processadores gráficos (GPU) para placas gráficas dedicadas. Mas, segundo um estudo da Mercury Research , publicado pela CNet , a situação inverteu-se entre Abril e Junho deste ano, trimestre em que a AMD, detentora da ATI, conseguiu atingir uma quota de mercado de 51%, contra os 49% da Nvidia. No mesmo período do ano passo os resultados tinham sido bem diferentes, já que a Nvidia conseguiu 59% e a AMD ficou um pouco abaixo dos 41%.


in EI




- Um robô que muda de expressão facial
Um homem "conversa" com o robô Chapit durante a Robotech, uma feira internacional dedicada à indústria e tecnologia robótica que está a decorrer em Tóquio, no Japão. O pequeno robô de comunicações tem a particularidade de apresentar diferentes expressões faciais como resposta às palavras que ouve e consegue interpretar.
O robô possui uma capacidade de entender automaticamente os sons que alguém emite, dentro de um vocabulário sintético. E, como resposta, emite mesmo algumas frases pré-programadas e efectua certas operações.
Por exemplo, através exclusivamente da percepção de certos comandos de voz emitidos pelo seu proprietário, pode controlar alguns equipamentos domésticos electrónicos, anuncia a Raytron, a empresa fabricante do robô Chapit.
A Robotech conta com a presença de inúmeros expositores que vão mostrar as suas últimas invenções no domínio da robótica, não só com produtos vocacionados para a indústria em geral, mas também para a prestação de serviços domésticos no lar.

in DN 




- Assassino apanhado graças ao Facebook
Se pensa que a rede social Facebook serve apenas para encontrar amigos, está enganado. Graças à rede social mais utilizada no mundo, a polícia das Filipinas apanhou um jovem filipino de 28 anos, principal suspeito dos homicídios de três estrangeiros para, depois, lhes roubar computadores, telemóveis e câmaras.  
Mark Dizon, detido pela polícia das Filipinas, tinha uma conta no Facebook e foi identificado por duas testemunhas. Dizon ainda fechou a sua conta na rede social, mas foi tarde demais. A polícia já o tinha localizado.
Dizon é o principal suspeito de matar, com uma pistola de nove milímetros, três estrangeiros aposentados. Um americano, um britânico e um canadiano.
O suspeito, aparentemente obcecado por 'gadgets', é também acusado de matar outras seis pessoas.
O pai do detido ajudou na captura, com o pretexto de que queria falar com o filho. No local do encontro combinado, a policia fez a detenção, depois de confirmar a identidade de Dizon com o perfil que tinha no Facebook.
in JN




- Portátil mais barato do mundo custará 27 euros
A Índia apresentou o computador portátil mais barato do mundo, com o custo de 27 euros. Tem ecrã táctil e deverá estar disponível para instituições de ensino já no próximo ano.
O ministro indiano do Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Educação), Kapil Sibal, anunciou, esta semana, um computador portátil que foi desenvolvido para estudantes  
Segundo a edição online do jornal “El Mundo”, Kapil Sibal revelou que já estão a decorrer negociações com fabricantes mundiais para o início da produção em massa destes aparelhos.
"Chegamos a um estágio de desenvolvimento em que, hoje, a placa-mãe (motherboard), processadores, etc. custam um total de 35 dólares (27 euros), incluindo a memória, o ecrã, tudo", frisou Kapil Sibal em conferência de imprensa.
Este novo equipamento de ecrã táctil vai permitir navegar na Internet e realizar videoconferências, tendo sido criado de forma flexível para permitir acrescentar componentes adicionais de hardware.
O sistema operativo de base é o Linux e os primeiros portáteis deverão começar a chegar a instituições de ensino a partir de 2011.
O ministro indiano disse ainda que este portátil foi desenvolvido pelos principais institutos tecnológicos do país e a meta, a longo prazo, é baixar ainda mais o preço para 20 dólares (15 euros) e depois para 10 dólares (oito euros).
A Índia gasta cerca de 3% do seu orçamento anual no sector da educação e melhorou a taxa de alfabetização atingindo 64% dos seus 1,2 mil milhões de habitantes. No entanto, alguns estudos têm demonstrado que muitos alunos mal conseguem ler ou escrever, e a maioria das escolas do governo têm instalações inadequadas.
in JN




- YouTube estende até 15 minutos o limite máximo de duração dos vídeos

O portal de partilha de vídeos mais popular da Internet respondeu assim às várias solicitações dos utilizadores ao anunciar ontem, no seu site oficial, a ampliação da duração dos conteúdos.
A mudança do limite máximo surge na sequência de uma melhoria técnica que permite agora à empresa norte-americana o armazenamento de vídeos com duração até 15 minutos.

Numa pequena nota de imprensa, Joshua Siegel, director de produto da empresa, garante que o YouTube usou “recursos significativos” e outras “ferramentas poderosas” para conseguir instituir o novo limite máximo.
Com o anúncio, o YouTube, que pertence à Google desde finais de 2006, lançou também uma nova iniciativa, embora pontual - “15 minutos de fama”.
A empresa vai destacar na página web de partilha de conteúdos os seis melhores vídeos com 15 minutos enviados até à próxima quarta-feira.
No comunicado, Joshua Siegel diz ainda que o YouTube vai continuar a desenvolver ferramentas para proteger os direitos de autor quer dos pequenos, quer dos grandes produtores de vídeo do mundo inteiro.

Mensagens Recentes Mensagens Antigas Página Inicial