O Gamer Source tem uma política de extremo rigor e exigência no que toca às suas análises. Sabemos muito bem o que custa comprar um jogo novo e portanto não queremos informar mal os nossos leitores e levá-los a comprar algo que não gostem.

Nós gostamos de pensar que "as notas são para ser dadas", sem remorsos ou preocupações. Se tivermos que dar um 2 ou um 3 faremo-lo sem quaisquer problemas, ao contrário de outros nomes que parece que dão notas de 8 a 10. Hoje em dia parece que qualquer jogo com uma pontuação de 7 para baixo é considerado um jogo "rasca", o que não é verdade. Qualquer jogo com pontuação a partir de 5 já é algo que transmite uma experiência positiva, que satisfaz o jogador. É assim que gostamos de ver as coisas.

O Gamer Source classifica cada título numa pontuação de 1 a 10 num sistema de 20 notas possíveis, múltiplas de 0.5. Em termos práticos, as notas vão de 1, 1.5, 2, 2.5 e assim por diante até 10. Eis a ideia que corresponde, numa aproximação muito defeituosa, a cada nota:

  • 1 - 2.5: Título que falha em diversos aspectos. A ser evitado a todo o custo.
  • 3 - 4.5: Título cuja experiência geral acaba por ser negativa, apesar de apresentar um ponto ou outro que nos agradou. A ser evitado.
  • 5 - 6: Título cuja estrutura geral se encontra bem construída mas que apresenta falhas graves em diversos aspectos. Os fãs da série ou do género irão gostar, mas os outros devem evitar.
  • 6.5 - 7.5: Título de peso, normalmente muito aguardado pelos fãs da série ou do género. Não irá agradar a todos devido a algumas falhas mais gerais.
  • 8 - 9: Título excelente, daqueles que é lançado muito raramente no ano e candidato a jogo do ano. Apresenta estrutura sólida e bem conseguida, apenas falhando em algumas questões técnicas.
  • 9.5 - 10: Exímio a todos os níveis, uma obra-prima praticamente perfeita. Obrigatória.

A nota final não corresponde à média de cada categoria (Gráficos, Jogabilidade, Som e Longevidade). É uma perspectiva global do produto como um todo, que não deve ser equacionado através de uma simples média. Mais variáveis entram em jogo.

Os jogos com a faixa de "Recomendado" são adequados para o público geral ou para o especificado na análise em questão.

Este sistema de rigor começou a ser utilizado pelo Gamer Source a Junho de 2012. Todas as análises anteriores a esta data não deverão ser relacionadas com as posteriores.

Nota: Nunca comparar dois jogos pelas pontuações finais obtidas. Um jogo com uma nota de 8 não significa que seja melhor que um com nota de 6. São jogos diferentes e possivelmente de géneros diferentes. Se querem ter uma comparação mais justa e escolher o que melhor se adequa ao vosso gosto, leiam as análises correspondentes ao invés de saltar logo para a nota.

Página Inicial